segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

esconde-seconde sonoro


·         Proposta de atividade curricular, trabalhando com os atributos do som.


TEMA:

Esconde-esconde sonoro.

Objetivo:

·         Atribuir para que aprenda a jogar e respeitar as regras, proporcionando a criança de resolver eficazmente situações imprevistas;
·         Desenvolver a inteligência, criatividade, criticidade, sociabilidade e noção de espaço.
·         Explorar a coordenação motora, o conhecimento quanto à diferença de som, agudo de um grave, forte de um fraco ou longo de um curto.


Metodologia:

        Os atributos do som podem ser trabalhados por meio de comparação, diferenciando um som agudo de um grave, forte de um fraco, ou longo de um curto. No jogo de esconde-esconde, as crianças escolhem um objeto a ser escondido, e uma delas se retira da classe enquanto as outras escondem o objeto. A criança que saiu retorna para procurar o objeto e as outras devem ajudá-la a encontrar produzindo sons com maior intensidade quando estiver perto, e menor intensidade quando estiver longe. O som poderá ser produzido com a boca, palmas, ou da forma que acharem melhor. Essa brincadeira leva a criança a controlar a intensidade sonora e desenvolve a noção de espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário